Bem-vindo -
09/09/2021

Apaixonado por moedas faz evento para colecionadores

As moedas antigas trazem à tona o passado dos seus países de origem. Apaixonado por esse tipo de antiguidade, fato que refletiu até na escolha da sua profissão, o professor de história Josmar Rodrigues da Costa organiza o 2.º Encontro de Colecionadores de Bauru, que ocorrerá no próximo mês. O idealizador do evento, cuja primeira edição se deu em fevereiro do ano passado, um pouco antes da chegada da pandemia da Covid-19 ao município, espera que a iniciativa receba um público diversificado

Além de "guardar a história", Costa também coleciona inúmeras experiências dignas de relato, como a que deu origem ao seu hobby. "Aos 7 anos, eu comecei a colecionar calendários de bolso e consegui juntar 3 mil deles. Em seguida, passei para os cartões telefônicos e, quando percebi, já tinha 20 mil itens desse tipo", acrescenta.

Em 2009, o professor de história trocou as duas coleções que possuía até então por algumas moedas e, hoje, ele já conta com um acervo que sequer consegue estimar. "Eu coleciono somente moedas brasileiras a partir da República e os patacões. Com um valor aproximado de 960 réis, eles foram emitidos entre 1810 e 1822", descreve, com entusiamo.

CURRÍCULO

Morador de Duartina (38 quilômetros de Bauru), Costa também é formado em Pedagogia e pós-graduado em Antropologia e Psicopedagogia. Recentemente, ele concluiu o curso de Fundamentos da Numismática - que corresponde ao estudo das cédulas, moedas e medalhas - pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Mesmo com esse currículo encorpado, o professor nunca deixou de trabalhar em um açougue da sua cidade, emprego que preserva há 17 anos. "Eu gosto de tudo o que eu faço", justifica.

Tamanha paixão levou Costa a idealizar o Encontro de Colecionadores de Bauru, cuja primeira edição se deu em 2020. Marcado para outubro, o evento deste ano, que também contará com o apoio de Rubens Lovison Júnior, reunirá 23 comerciantes brasileiros, argentinos e uruguaios ansiosos para expor, comprar e vender moedas, cédulas, selos, CDs, LPs e até esculturas de sucata.

Josmar Costa, inclusive, espera um público diversificado no encontro. "Pensando nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, o Banco Central emitiu um lote de moedas especiais, fato que levou à popularização do colecionismo, até então, encarado como um hobby de pessoas mais velhas e abastadas", completa.

SERVIÇO

Com entrada franca, o 2.º Encontro de Colecionadores de Bauru ocorrerá entre os dias 21 e 24 de outubro deste ano, das 9h às 17h, Ibis Styles Bauru, que fica na quadra 29 da avenida Nações Unidas. Outras informações: (14) 99747-2217 (Josmar).

Perfil

O organizador da iniciativa espera um público diversificado para o evento deste ano. "Pensando nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, o Banco Central emitiu um lote de moedas especiais, fato que levou à popularização do colecionismo, até então, encarado como um hobby de pessoas mais velhas e abastadas", complementa.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.