Bem-vindo -
03/07/2020

Aplicativo é alternativa para deixar de fumar durante a pandemia

A tecnologia tem ocupado os dois lados (opostos) do ringue quando o assunto é a luta contra o tabagismo. No corner negativo com o cigarro eletrônico, aparelho com crescente apelo de consumo, especialmente junto ao público jovem e considerado o principal motivador do aumento do tabagismo entre as novas gerações. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente o mundo tem cerca de 40 milhões de novos jovens fumantes entre 13 e 15 anos. Proibido no Brasil, o apetrecho pode ser visto com facilidade para compra na internet e nas mãos e bocas de usuários em bares e espaços públicos.

 



De outro lado, o aplicativo Ismokay, disponível para smartphones e acessível à palma da mão para apoiar as pessoas a deixarem o hábito de fumar. Lançado no último Dia Mundial sem Tabaco, no mês de maio, o app é a mais nova arma para equilibrar a disputa das tecnologias, representando uma das ferramentas de apoio bem aceitas tanto por especialistas como usuários.

 



“Estruturas de apoio são importantes e podem ser úteis para ajudar o tabagista a deixar o vício”, explica a médica cardiologista Fernanda de Azevedo Figueiredo, professora do curso de medicina da UFLA – Universidade Federal de Lavras (MG). Ela explica que o Ministério da Saúde aponta dois caminhos para o processo de tratamento e emancipação do cigarro: a parada imediata, quando a pessoa determina uma data e a partir daí não fumará mais nenhum cigarro, e a parada gradual, método que pode agregar métricas como a redução do número de cigarros ao dia e/ou o retardo da hora do primeiro cigarro. “Ambos métodos podem ser complementados por outras terapias e até medicamentos, dependendo do caso, porém é fundamental que, após a decisão de querer parar de fumar, a pessoa tenha autocontrole e força de vontade, comunicando familiares e amigos”, explica a cardiologista.

 



 

 



Crise, ansiedade e cigarro

 



O consumo de cigarros entre os brasileiros aumentou durante a pandemia de Covid-19. É o que diz o resultado de um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a UFMG e Unicamp. Os resultados apontam que 34,3% dos entrevistados que se declararam fumantes passaram a consumir mais cigarros por dia durante a pandemia. A pesquisa revela que a potencialização do vício pode estar ligada a aspectos psicológicos: 40% dos entrevistados sentiram-se tristes ou deprimidos durante a pandemia e 54% ansiosos ou nervosos com frequência. Entre os adultos de 18 a 29 anos, os percentuais alcançaram 54% e 70%, respectivamente.

 



Por outro lado, “centenas de milhares de fumantes estão querendo parar de fumar durante a crise”, anunciou a OMS durante as atividades do Dia Mundial sem Tabaco 2020. Neste ponto e no contexto do ‘novo normal’, realidade mundial em curso imposta pela pandemia do novo coronavírus, o aplicativo Ismokay vem ganhando adeptos e apoiando diretamente as pessoas que querem parar de fumar.

 



“A proposta do Ismokay é trazer mais eficiência para a tentativa das pessoas em vencer o vício, começando pelo que chamamos de conscious smoke, tabagismo consciente em português. O app estimula essa consciência sobre os próprios hábitos, as trocas de comportamento e a assimilação do desejo de reduzir o consumo até a cessação total, por vontade própria”, explica Marcelo Souza, Ceo da start up Ismokay. Diferente da maioria dos aplicativos relacionados ao fumo, o Ismokay considera e trabalha as barreiras psicológicas e sociais enfrentadas durante o desafio pessoal de parar de fumar. Nada mais adequado para um período como o que as pessoas estão vivendo em todo o mundo.

 



 

 



Serviço

 



Ismokay – conscisious smoke

 



Aplicativo disponível nas lojas Google Play e Apple Store

 



www.ismokay.com

 



 

 



Comunicação e Imprensa

 



Eduardo Brandão

 



(19) 988421680

 



imprensa@ismokay.com

 



 

 



Website: http://www.ismokay com

Fonte: Estadão Conteúdo
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.