Bem-vindo -
22/09/2021

Carreta da Mamografia inicia exames em Marília

Atendimento começou nesta terça-feira. Meta é examinar 500 mulheres até 2 de outubro

A Carreta da Mamografia iniciou os exames em Marília. A estrutura foi montada na segunda-feira e ontem (21) foi o primeiro dia de atendimento, com a distribuição de 50 senhas. Ao todo o programa estadual Mulheres de Peito (SUS) vai atender 500 pacientes da cidade e região. 

 

O programa foi suspenso no ano passado por conta da pandemia. Após a redução dos indicadores da Covid-19, os dois primeiros destinos da carreta foram Osasco e Presidente Prudente.

 

Na sequência foi a vez de Franco da Rocha e Marília, que recebem a iniciativa simultaneamente por duas semanas (até 2 de outubro). Serão entregues 50 senhas/dia e 25 aos sábados. A iniciativa visa facilitar o acesso à mamografia para diagnóstico e tratamento precoce, em caso de câncer de mama.

 

Arles Alves Vieira, de 61 anos, tem histórico familiar de câncer de mama e, por isso, é disciplinada em seus exames anuais. Porém, no ano passado, o medo da pandemia e a perda de uma irmã por Covid afastou a paciente da medicina preventiva.

 

“Uma irmã minha faleceu de câncer de mama com 47 anos de idade e eu tive que retirar o útero, há nove anos, por conta de câncer também. Só que a pandemia me paralisou e não fui ao médico.

 

Num prazo de dez meses perdi outra irmã de Covid e mais três familiares morreram por razões diversas. Tem sido um período muito difícil, mas preciso voltar a cuidar da saúde e resolvi participar do mutirão de mamografia”.

 

Maria José dos Santos, de 57 anos, disse que fez apenas três ou quatro mamografias na vida e que já faz pelo menos quatro anos que não passa pelo procedimento. “Faço o autoexame sempre, mas é importante fazer a mamografia também. Então, decidi aproveitar a carreta”.

 

Já a cuidadora de idosos de 68 anos, Elza Maria da Silva, tem o hábito anual de fazer exames preventivos, mas pulou 2020 por conta da pandemia. “É hora de retomarmos os cuidados gerais da saúde”.

 

Mulheres de 50 a 69 anos não precisam de pedido médico

 

A carreta oferece mamografias gratuitas, sem necessidade de pedido médico ou agendamento, para mulheres de 50 a 69 anos. Basta apresentar RG e cartão SUS no local. As pacientes fora dessa faixa etária também podem utilizar o serviço. Neste caso, é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS.

 

Em Marília a carreta ficará estacionada no pátio do Hospital das Clínicas, entrada pela rua Orlando Riguetti, nº 584, até 2 de outubro. Com funcionamento das 9h às 18h de segunda a sexta-feira e das 9h às 13 horas nos dois sábados.

 

As mulheres pegam sua senha e aguardam o exame em sala de esperada montada no Hospital das Clínicas. O mutirão foi retomado com cuidados de prevenção à Covid.
 

As imagens captadas no exame são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, que emite laudos à distância, na capital. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para avaliações complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme a necessidade de cada caso.

 

Agendamento telefônico

 

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias também podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica do programa.

 

Para agendar, basta telefonar para 0800-779-0000. O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não são realizados nas carretas, e sim em um dos serviços com mamógrafo do SUS no estado.


Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.