Bem-vindo -
09/09/2021

Corte de 44 árvores na Praça Portugal causa indignação em ambientalistas

Por conta das obras viárias que envolvem a Praça Portugal (leia mais abaixo), 44 árvores foram suprimidas do local, o que provocou bastante polêmica nesta quarta-feira (8). Apesar de várias críticas de ambientalistas, a Prefeitura de Bauru afirma que a medida teve todos os trâmites legais aprovados e promete que haverá compensação ambiental com o plantio de 550 novas unidades.

O corte repercutiu muito e gerou queixas, como as do zootecnista Luiz Pires. Ele usou suas redes sociais para demonstrar sua indignação com a medida. "Podem tentar achar argumentos. Podem dizer que seguiram a legislação. Podem dizer o que quiserem, mas, em mim, essa visão só causa uma dor profunda", descreveu, em trechos da postagem.

Também por meio das redes sociais, Thais Viotto, que é presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais e da Comissão de Defesa e Proteção animal da OAB Bauru, criticou a supressão. "Indignação e tristeza definem o que senti. É um local que deveria ser preservado, pelo respeito a cada uma das árvores e dos animais que se abrigam nelas, bem como pela própria história que elas representavam", disse.

GUINESS

O ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta lembrou ainda que o plantio de mais de 300 árvores na Praça Portugal, em junho de 1993, fez parte de uma ação ambiental que garantiu o certificado do Guiness para Bauru.

Na ocasião, ele era secretário municipal do Meio Ambiente na gestão de Tidei de Lima e foram plantadas 10 mil mudas na cidade em um único dia, recorde mundial até então. "Acabei de passar pela Praça Portugal e as árvores estão sendo cortadas. Que tristeza ver quase 30 anos de história sendo dizimados pelas motosserras, para transformar o local em uma pista de rolamento para carros", criticou.

Gazzetta fez questão de ressalvar que a "empresa que está executando a obra não tem culpa alguma de absolutamente nada neste processo. Ela está fazendo investimentos importantes na região e apenas está cumprindo a contrapartida obrigatória que a prefeitura definiu como necessária".

'TRÂMITES LEGAIS'

A Prefeitura de Bauru, por sua vez, afirma que a medida não foi arbitrária e que seguiu todos os trâmites legais. Ela passou, inclusive, pelo Conselho do Município, explica por meio de sua assessoria de imprensa. Ainda de acordo com o departamento de comunicação, os cortes não precisaram de autorização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), pois entre as espécies não havia exemplares tombados.

O Executivo também informa que haverá compensação ambiental com plantio de 550 árvores distribuídas entre a praça remodelada e áreas verdes da região.

Interdições nos entornos

Devido ao início das obras do novo sistema viário da Praça Portugal, previsto para ter início na próxima semana, a Emdurb informa que, a partir das 9h da próxima segunda-feira (13), algumas vias ficarão interditadas.

O acesso da rua Rubens Pagani para a rua Gustavo Maciel ficará fechado, bem como meia pista do quarteirão 25 da Gustavo. Os motoristas que estiverem na rua Rubens Pagani deverão seguir pela avenida Getúlio Vargas, fazendo o retorno na rua Laércio Bastos Pereira e acessando a rua Gustavo Maciel.

Outro ponto que ficará interditado é o acesso do quarteirão 25 da rua Gustavo Maciel para a rua Vivaldo Guimarães, sentido avenida Comendador José da Silva Martha. Assim, os condutores que desejarem pegar a Comendador deverão seguir pela rua Gustavo Maciel, rua Júlio Maringoni e rua Rio Branco, para, enfim, acessar a avenida.

O semáforo implantado no quarteirão 1 da avenida Getúlio Vargas entrará em operação também na segunda (13), tendo em vista que o equipamento trabalhará em conjunto com o semáforo do quarteirão 26 da rua Gustavo Maciel. O aparelho controlará o fluxo de veículos do cruzamento da avenida Getúlio Vargas e ruas Gustavo Maciel e Rubens Pagani.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.