Bem-vindo -
28/02/2021

Hospital de Base implanta projeto-piloto para reaproveitar água

Receber água tratada em casa pode parecer algo comum para muitas pessoas, mas segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento referentes a 2019, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a este bem. O Hospital de Base de Bauru (HBB), que adota e incentiva diversas práticas sustentáveis e vê com grande preocupação o agravamento da crise hídrica em Bauru e região, buscava implantar um sistema para reaproveitar a água utilizada pelo setor de Hemodiálise.

Por iniciativa do funcionário do HBB Dioclecio de Jesus Corrêa, coordenador de Manutenção Hospitalar da unidade que é especialista em engenharia clínica e graduando do curso de Engenharia de Produção, foi desenvolvido um projeto-piloto para esta finalidade. A iniciativa também é tema do Trabalho de Conclusão de Curso de Corrêa, cujo título é "Aproveitamento do descarte de água do sistema de tratamento de água para Hemodiálise".

Os primeiros resultados apontam um consumo mensal de 12 m³ dessa água que seria descartada, com aproveitamento do volume em dois sanitários do Ambulatório de Especialidades Médicas do HBB. O volume representa 6% do total de 216 m³, que poderá ser aproveitado quando o sistema for ampliado. Com a utilização de encanamento adaptado, de baixo custo, neste primeiro momento o sistema foi implantado para reaproveitar a água utilizada pela osmose central do setor de Hemodiálise do HBB, sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).

De acordo com Corrêa, desde o início do funcionamento, em julho de 2020, até fevereiro deste ano foram utilizados 81 m³. "Toda essa água que antes era desprezada diretamente no sistema de esgoto foi direcionada para abastecer esses dois banheiros, mas esse aproveitamento pode ser ainda maior."

Antes da reutilização, a água passa por tratamento com cloro em dois reservatórios de 500 litros cada, um instalado ao lado do setor de Hemodiálise e outro no telhado do Ambulatório de Especialidades. O volume poderia ser utilizado também para fins de irrigação e limpeza de pisos e calçadas.

As boas iniciativas de sustentabilidade e a conscientização de pessoas e empresas vêm se tornando cada vez mais importantes, segundo a gerente de apoio da unidade, Elisa Pavan. "Se conseguirmos aproveitar 100% dessa água, teremos uma economia de R$ 100 mil por ano, mas nosso foco mesmo é a sustentabilidade, pois poderemos evitar que essa água seja desprezada na rede de esgoto, o que otimiza o consumo de água tratada."

Já a diretora do Hospital de Base de Bauru, Mônica Hamai, destaca que a preocupação com a sustentabilidade, que agora inclui o uso consciente de água tratada, vem desde o início da gestão Famesp na unidade, em 2013. "Temos como diretriz estratégica incentivar e desenvolver soluções que minimizem o impacto ambiental que uma unidade hospitalar produz para o meio ambiente", frisa.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.