Bem-vindo -
20/07/2021

Metabolismo lento pode ser o vilão do emagrecimento

Você está seguindo uma dieta e praticando atividades físicas, mas mesmo assim não consegue emagrecer? A culpa pode ser do seu metabolismo lento. Esta é uma condição comum entre homens e mulheres de diferentes faixas etárias em todo o mundo.

Mas como descobrir se isso faz parte do seu organismo? Segundo o médico André Moro, consultado pelo Marília Notícia, o primeiro passo é saber que o metabolismo é algo individual e, por isso, é necessária uma análise que possa estimar a quantidade de calorias que uma pessoa gasta por dia.

Cardiologista e especialista em medicina esportiva Dr. Moro, por exemplo, aposta na tecnologia para melhores resultados. O médico possui um aparelho alemão que permite fazer uma avaliação chamada de calorimetria indireta de repouso, que mede a quantidade de gorduras e carboidratos que o paciente gasta em média ao longo do dia, ou seja, sua taxa metabólica de repouso.
 

“Esse aparelho dá precisão para medir o metabolismo basal das pessoas, ou seja, a quantidade de energia que ela gasta em um dia. As atividades no dia a dia são muito variadas. E, com as tecnologias que se tinha antes, esse cálculo era feito de uma forma não tão precisa. Agora com a calorimetria indireta de repouso, a gente consegue dar uma informação mais precisa sobre o número de calorias que a pessoa gasta”, explica o médico.

De acordo com o especialista, isso é essencial para qualquer programa de perda ou ganho de peso, e para a qualidade de performance em pessoas que já fazem ou vão iniciar exercícios.

“A tecnologia hoje está muito avançada. O aparelho permite fazer a medida de forma muito precisa, porque analisa a quantidade de carboidratos e gordura que o paciente gasta para ter sua atividade diária. Se é uma pessoa com metabolismo lento, vai haver a necessidade de fazer uma dieta com menos calorias, caso queira perder peso”, diz Moro.

FATORES

Conforme o médico, em um ano e meio de pandemia, uma parcela significativa da população obteve um ganho de peso e, se isso não for controlado, algumas doenças podem aparecer. Além disso, fatores como avanço da idade e até diferença de sexo contribuem para ganho de peso.

“As mulheres normalmente têm o metabolismo um pouco mais lento que os homens – cerca de 5% a 10% menor -, em virtude de terem um pouco mais de gordura e menos massa muscular”, diz.

Moro destaca que não existe milagre para perda de peso. “É necessário mudança de hábito, exercício físico adequado – individual para cada um -, após conhecimento do próprio metabolismo”.
 

USO DA TECNOLOGIA

Para passar pela calorimetria indireta de repouso, é necessário que o paciente tenha a solicitação de um profissional da área de saúde, podendo ser um médico, nutricionista ou nutrólogo.

A avaliação é feita com o paciente deitado em uma maca, onde permanecerá em repouso por aproximadamente 20 minutos. Será utilizada uma máscara facial e a pessoa irá respirar normalmente para que se possa ser medida a quantidade de gás que é inspirada e expirada.
 

O paciente não sentirá nada durante a avaliação e o resultado será emitido dentro de um dia. ​

É necessário que a pessoa não consuma café, chás e refrigerantes no dia do exame, e também não faça atividades físicas nesta data. Além disso, é pedido um jejum de três a quatro horas antes da avaliação.

De acordo com o médico, que trabalha com a tecnologia em Marília, após o laudo é possível prescrever um plano alimentar e físico individual, conforme a necessidade metabólica de cada um.
 

ATENDIMENTO

Dr. André Moro é formado a pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema), especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e doutor em cardiologia pela Universidade Estadual Paulista. Além disso, é médico do esporte reconhecido pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício

Atendimentos e dúvidas podem ser tiradas pelo (14) 3434-2593 ou (14) 9 9633-9507 [clique aqui para iniciar uma conversa]. A clínica Aman Center Clinic fica localizada na rua Pedro Pretti, 156, no Jardim Maria Izabel, zona Leste de Marília.


Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.