Bem-vindo -
30/05/2021

MIS abre inscrições para Oficina de Cinema e Imagens de Arquivo

O Pontos MIS, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Tupã, abriu inscrições para a Oficina Estratégias de ressignificação: cinema e imagens de arquivo. As vagas são limitadas e os módulos de ensino serão transmitidos pela plataforma Zoom nos dias 7, 9 e 11/06 a partir das 19h.

Os interessados em participarem da oficina deverão acessar o link e preencher corretamente todos os campos obrigatórios. O link de acesso às aulas será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, bem como o certificado da Oficina.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, destacou que o prazo final para as inscrições vai até 12h do dia 07/06, primeiro dia de oficina, mas que as vagas são limitadas e os interessados em acompanhar as aulas devem realizar suas inscrições o mais rápido possível.

"A oficina é recomendada para maiores de 16 anos e será dividida em três módulos, contando com exercícios práticos que estimularão o processo criativo. Durante as aulas também serão abordadas as produções de filmes construídos a partir de imagens pré-existentes, de documentos arquivo, antigos filmes de família, entre outros", comentou Duda.

Para ministrar as oficinas, o Secretário ainda informou que foram convidadas pelo MIS a artista, pesquisadora, doutoranda em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica pela ECA-USP e mestra pela mesma instituição, Janaína Nagata, e a montadora, diretora, pesquisadora e mestra pela ECA-USP, onde desenvolveu pesquisa de mestrado sobre cinema de found footage, Clara Bastos.

"São professoras com um currículo impecável, e que poderão contribuir muito para o aprendizado e entendimento sobre os temas abordados durante os módulos da Oficina. Por isso, convido os artistas de Tupã e os interessados em aprender melhor sobre o tema para realizarem as inscrições o quanto antes", convidou.



CONTEÚDOS DA OFICINA

Módulo 1 - O que é o filme de arquivo? Referências e estratégias de ressignificação

A atividade buscará introduzir os alunos e alunas ao universo do filme de arquivo e found footage, trazendo exemplos e referências que auxiliem a compreensão de suas possibilidades criativas. Nesse encontro, serão discutidas algumas estratégias de ressignificação de imagens de arquivo e materiais pré-existentes, a partir de procedimentos de montagem como a repetição, a compilação e o contraste entre diferentes materiais.

Módulo 2 - Possibilidades de edição

No segundo encontro, os alunos e alunas serão apresentados a softwares livres e gratuitos de edição e às possibilidades de manejo do material oferecidas pelo uso dessas ferramentas. Além disso, cada participante será convidado a desenvolver um pequeno exercício prático a partir de imagens de arquivo. Para realizar o exercício proposto, os participantes poderão optar por trazer imagens de seus próprios acervos pessoais ou utilizar um acervo de imagens organizado especialmente para a oficina.

Módulo 3 - Processos de criação

Fonte: Tupã City
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.