Bem-vindo -
12/09/2021

Número de visitas no Zoo surpreende e nova gestão focará em infraestrutura

Com o arrefecimento da pandemia, o Zoológico de Bauru teve um número expressivo de visitantes ao reabrir suas portas e, em pouco mais de dois meses, recebeu um terço do total de público de 2019. Esse dado demonstra a força de atratividade do parque, como ressalta a nova diretora Claudia Cristina da Costa Ladeira. A zootecnista, que é a primeira mulher a ocupar o cargo, revela que planeja focar os esforços em infraestrutura neste primeiro momento. 

De acordo com números da direção do Zoo, em 82 dias de janeiro, maio e junho de 2021 (o parque ficou fechado de 23 de janeiro a 2 de maio), foram 104.750 visitantes. Em 2019, quando funcionou regularmente, 316.400 pessoas passaram pelo local ao longo de todo o ano.

E, segundo Claudia Cristina Ladeira, as visitações também têm sido mais longas. "O que eu percebo é que as pessoas passaram a dar mais importância a lugares abertos. Elas vêm para o Zoo e se sentem felizes, porque não estão com toda aquela pressão. Hoje, as visitações demoram muito mais. Eu acho que isso foi a necessidade de sair um pouco, de não ir para um lugar abafado e saber que aqui é um lugar tranquilo, integrado com o meio ambiente", afirma.

Depois de chefiar o Setor de Nutrição Animal do Zoo por 12 anos, Claudia Ladeira foi nomeada pela prefeita Suéllen Rosim no último dia 4 para a direção do parque. Conforme o JC noticiou, ela irá substituir Astélio Ferreira de Moura, se aposenta. Confira, a seguir, um pouco mais do que pensa a nova diretora:

JC - De onde veio a paixão pelos animais?

Claudia Ladeira - Vem desde pequena. A família do meu pai tinha um sítio na região de Itirapina e, lá, tinham muitos animais: macaco, veado, pássaros. Meu pai também era apaixonado. Então, foi uma coisa que eu fui herdando. Lembro de pegar bichinhos machucados no chão, ajudamos alguns gaviões. Mas, teve algo que foi crucial para eu fazer Zootecnia: eu tinha por volta de 14 anos, estudava no Colégio São Francisco e, todo ano, o Luiz Pires (diretor do Zoo por 36 anos) ia dar palestra. Tanto que, desde sempre, a Zootecnia foi minha única opção na faculdade.

JC - Como foi trabalhar com uma pessoa que admirava tanto?

Claudia - Foi um grande aprendizado. Estávamos sempre conversando sobre alimentação, peso dos animais, porque o Luiz já tinha muita experiência. E você chega com todo aquele conhecimento da faculdade, mas aprende muito com o pessoal daqui na prática.

JC - Quais são os seus planos para o Zoológico?

Claudia - É continuar mantendo a excelência do Zoológico, melhorar, modernizar, sempre pensando na qualidade de vida dos animais e dos visitantes. Temos obras em andamento. Estamos construindo um ambulatório maior, vai ser possível fazer mais exames e cirurgias. Também temos de terminar as reformas do Setor dos Primatas Brasileiros. Estamos aumentando a área e vamos colocar vidro na frente. É melhor porque diminui o ruído ao animal e dá mais segurança a ele e aos visitantes. Também estamos reformando o Recinto do Leão. Perdemos o leão, mas vamos concluir porque, 'amanhã', podemos receber outro animal e adaptar o lugar. E temos a nova lanchonete, que, agora, deve virar um restaurante, para atender melhor o público. Daí pra frente, vou sentir as necessidades com os técnicos, conversar muito com eles para saber o que mais podemos melhorar.

JC - Como foi saber que seria a primeira mulher a ser diretora do Zoo de Bauru?

Claudia - É emocionante, mas acho que é muito natural para nós, mulheres. É um orgulho saber que nesse lugar não existe nenhum tipo de preconceito e o trabalho é reconhecido independentemente do gênero.

JC - Era uma decisão que já esperava?

Claudia - Eu sabia que, pelo tempo de casa, eu seria uma das opções. E eu já tinha me preparado ao longo dos anos. Independentemente de assumir a diretoria ou não, eu já tinha feito cursos na parte de manejo, não estava só atuando na parte de nutrição. Aqui dentro, você acaba fazendo de tudo um pouco, participa dos processos de compras, faz o manejo dos bichos. Então, com o passar dos anos, você aprende um pouco de cada área.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.