Bem-vindo -
28/02/2021

Procon alerta a população sobre fraudes em boletos bancários

O Procon de Tupã enumerou alguns cuidados que devem ser adotamos por toda a população durante o pagamento de contas por meio de boletos bancários em formato de cartas.

Por este modelo ser um dos mais utilizados para a efetuação do pagamento de contas, acaba chamando a atenção de fraudadores, que podem encaminhar faturas falsificadas aos endereços dos consumidores. Por isso, a equipe do Procon de Tupã pede a atenção de todos, principalmente no início do ano, onde empresas e instituições costumam mudar o formato dos recibos.



A coordenadora do Procon de Tupã, Luana Garcia Maran, explicou que existem inúmeras formas do consumidor detectar faturas falsificadas, mas que isto requer atenção e cuidado na hora do recebimento da correspondência e durante o pagamento.

"O consumidor deve sempre verificar se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto. Por exemplo, um boleto do Banco do Brasil sempre começará com 001, do Bradesco com 237, da Caixa Econômica Federal com 104, do Itaú com 341 e do Santander com 033", explicou.

Além do formato de carta, a coordenadora do Procon de Tupã ressaltou que muitas empresas ampliaram seus formatos de pagamento para o eletrônico, buscando facilitar para os consumidores. Por isso, as fraudes por este método também se tornam ainda mais frequentes.

"Caso apareça que o beneficiário é uma pessoa física, quando se está comprando de uma empresa, há um forte indício que o boleto falso. O consumidor pode observar também se o valor da fatura está correto, observar se seus dados pessoais descritos estão corretos, conferir o CNPJ das empresas, além de buscar por erros de português e de formatação nas faturas", ressaltou.

Com os boletos que precisam fazer download pelo site do credor, é necessário que o consumidor certifique-se de que está acessando o site verdadeiro do lojista, em que o endereço eletrônico começa por "https". O consumidor também consegue identificar páginas seguras pelo selo do certificado SSL, correspondente ao ícone no formato de um cadeado, o que as asseguram contra invasões e garante maior confiabilidade para o documento que está sendo baixado.

Em caso de desconfiança ao receber um boleto diferente, o Procon recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa geradora do serviço e a entidade bancária onde o pagamento foi ou será feito. Caso haja a confirmação da fraude, o consumidor deve realizar um boletim de ocorrência na Polícia Militar e acionar imediatamente o Procon.


Fonte: Tupã City
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.