Bem-vindo -
01/02/2021

Tupã continua na fase vermelha do Plano São Paulo

O governador João Doria (PSDB) realizou na última sexta-feira (29) uma reclassificação extraordinária do Plano São Paulo para algumas regiões do Estado. Marília, na qual o município de Tupã está inserido, foi mantida na fase "vermelha", a mais restritiva, em que só podem funcionar serviços essenciais. A próxima reclassificação está marcada para esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro.

Diante da pressão de empresários locais, na semana passada o prefeito Caio Aoqui assinou dois decretos, em que flexibiliza o funcionamento do comércio e serviços em Tupã. Mas é possível que o MP consiga reverter isso nesta semana, cumprindo determinação do governo estadual. A torcida dos comerciantes é que isso aconteça o mais próximo possível de sexta-feira.

Por outro lado, a expectativa é positiva para esta sexta-feira, dia 5, data da próxima reclassificação, quando se espera que a região evolua para a fase "laranja".

Reclassificação

"Houve um decréscimo nos indicadores de casos, internações e óbitos nas últimas duas semanas, mas a pandemia ainda está em um patamar muito elevado no Estado", afirmou o governador em coletiva de imprensa na sexta-feira.

"Nesta nova reclassificação do Plano São Paulo, 82% da população do Estado está concentrada em regiões da fase 'laranja'. Outros 18% estão na etapa vermelha", acrescentou Doria.

Com as regras anunciadas há uma semana, todos as 645 cidades de São Paulo ficam na fase vermelha em dias úteis, das 20 às 6 horas, e em período integral aos finais de semana e feriados estaduais ou nacionais.

Nos municípios abrangidos pelos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha valem durante todos os dias. Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com Covid-19 acima de 75%.

No caso da região de Marília, especificamente, que possui atualmente 143 leitos de UTI pelo SUS, a taxa de ocupação na sexta era de 83,4%.

As medidas vão vigorar até o dia 7 de fevereiro. Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial.

A fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria, entre outros.


Fonte: Tupã City
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.