Bem-vindo -
12/09/2021

Unimed alerta para golpe do falso boleto e dá dicas de como se prevenir

A Unimed Bauru alerta a população para um golpe. Segundo a cooperativa, tem se tornado comum casos de fraudes, em que criminosos enviam boletos falsos aos clientes como sendo da Unimed para o pagamento das faturas do plano de saúde, o que acarreta em prejuízos diversos.

"Por isso, é importante ter muita atenção na hora de realizar o pagamento do boleto bancário, checando todos os dados, como Razão Social e CNPJ", explica o presidente da Unimed Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho.

Os golpistas têm utilizado diversos recursos para enganar as pessoas, como ligações, e-mails, sites, boletos, mensagens e links falsos. Assim, a pessoa acredita que está pagando o boleto, mas, na verdade, está transferindo dinheiro para os golpistas. "Nos últimos meses, temos intensificado nossas campanhas de alerta, para munir nossos beneficiários de informações e evitar que eles tenham esse tipo de problema", complementa.

PREVENÇÃO

Uma atitude que deve ser adotada é a verificação da linha digitável do documento, que deve ser iniciada com o código de um desses bancos: 237 (Bradesco) ou 748 (Sicredi). Caso o código esteja diferente, o pagamento não deve ser efetuado e o beneficiário deve entrar em contato imediatamente com o Setor Financeiro da Unimed Bauru, pelo telefone (14) 3235-3313.

Agostinho explica ainda que os últimos números do código de barras devem ser idênticos ao valor do documento. "Se o valor da cobrança não coincidir com a última numeração do código, é bem provável que o boleto seja falso. Outra orientação é verificar se seus dados estão corretos, como nome completo, CPF, endereço e valores", alerta.

Uma das checagens mais importantes é com relação ao nome de quem vai receber o pagamento. O cliente deve se atentar para a Razão Social, o CNPJ e o endereço: Unimed Bauru Cooperativa De Trabalho Médico - CNPJ 44.456.036/0001-50 - Rua Gustavo Maciel, 11-30, Centro, Bauru/SP, disponibilizados no boleto.

"Uma alternativa é realizar os pagamentos por aplicativos de banco e Internet Banking, já que, assim, é possível conferir os dados de quem receberá o crédito antes de finalizar o pagamento", reforça o presidente da Unimed Bauru.

CUIDADO NA IMPRESSÃO

Outra instrução é não pagar os boletos com descontos ou abatimentos, sem que a negociação tenha ocorrido com a Unimed. "Evite também a impressão de boleto. É muito comum golpistas utilizarem softwares específicos para conseguir fraudar o documento no momento da impressão. Caso opte por imprimir, o cliente deve manter o antivírus do computador sempre atualizado para evitar cair nesse tipo de golpe".

Ele reforça ainda que, em hipótese alguma, o cliente deve buscar pelo boleto via Google. "Não se deve procurar como 'boleto Unimed' ou '2ª via de boleto Unimed' no site de busca. Isso é uma porta aberta para o golpe", relata.

FORMAS DE ENVIO

Atualmente, os boletos da Unimed Bauru estão sendo disponibilizados para os clientes de diversas formas: através de envio da primeira via para a residência do beneficiário via Correio; por e-mail, mas apenas quando solicitado pelo cliente ao Departamento Financeiro da cooperativa; e via Portal do Beneficiário (www.unimedbauru.com.br) e Aplicativo Unimed SP Cliente.

Em caso de dúvidas, a orientação é sempre entrar em contato com o Setor Financeiro da Unimed Bauru, através do número (14) 3235-3313.

A sua assinatura é fundamental para a informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal da Cidade.


Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.