Bem-vindo -
16/05/2021

Vacina da Covid: site da prefeitura traz especificações de comorbidades

A Prefeitura de Bauru divulgou, na manhã deste sábado (15), um novo espaço no site oficial com especificações sobre as comorbidades que integram o grupo prioritário de imunização contra o coronavírus. Conforme o JC noticiou nesta sexta-feira (14), a reportagem recebeu reclamações de pessoas que possuem doenças preexistentes, porém, não conseguiram receber a primeira dose porque não atendiam às exigências, o que provocou confusão. O mesmo endereço eletrônico contém orientações para todos os grupos já atendidos pela campanha. Ontem houve vacinação não apenas contra a Covid, mas também contra o Influenza (leia mais abaixo).

De acordo com a prefeitura, a vacinação para pessoas com comorbidades começou nesta semana, inicialmente para aqueles com 55 a 59 anos, e depois, para 50 a 54 anos. Porém, alguns bauruenses nessas condições que procuraram as unidades de saúde não conseguiram receber doses da vacina, sob a justificativa de que não atendiam às exigências, mesmo que suas doenças estivessem na relação anteriormente publicada pelo Executivo.

Agora, com a divulgação do documento mais completo, seguindo as informações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, foram detalhadas as especificações de 22 doenças, como diabetes, hipertensão e cardiopatias.

O mesmo espaço também contém orientações detalhadas sobre a imunização de todos os grupos que já fazem parte da campanha e aponta os locais, datas e horários em que a vacina está disponível para cada um deles.

SERVIÇO

Segundo o Executivo, enquanto seguir o processo de imunização da população de Bauru, o espaço poderá ser acessado no banner 'Vacina Covid - 19 - Onde e quando procurar', destacado em azul na página inicial do site da prefeitura, ou pelo link www.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=38403.

O agendamento para a vacinação é obrigatório e deve ser feito no banner destacado em vermelho também no site da Prefeitura de Bauru para todos os públicos que já podem receber a primeira ou a segunda dose.

As pessoas que não possuem acesso à Internet ou alguém que possa auxiliar podem agendar na unidade de saúde mais próxima, por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

CAMPANHA

Neste sábado (15), a Prefeitura de Bauru aplicou 1.777 doses de imunizantes contra a Covid-19 em profissionais e trabalhadores da saúde de Bauru. Foram contemplados trabalhadores de farmácias - como balconistas, caixas, faxineiros ou seguranças, e ainda cuidadores profissionais de idosos.

Segundo o Executivo, a campanha segue de segunda a sexta-feira, quando são vacinados outros públicos, como idosos, pessoas de 50 a 59 anos com as comorbidades definidas no PNI, pessoas de 50 a 59 anos com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), portadores da Síndrome de Down e transplantados.

A Prefeitura de Bauru iniciou, neste sábado (15), a vacinação contra Influenza de pessoas acima de 60 anos e profissionais da educação pública e privada de todas as idades. Neste primeiro dia, foram aplicadas 6.951 doses do imunizante, que protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B e é ministrado em dose única. Também podem receber a vacina crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde. De acordo com a prefeitura, as pessoas que não puderam tomar a vacina neste sábado não devem procurar as unidades de saúde de segunda a sexta-feira. A vacinação da Influenza será retomada no sábado que vem, dia 22 de maio, para os mesmos públicos.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.