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08/10/2020

Ford Mustang Shelby GT350 sairá de linha

São Paulo, 08 (AE) - A Ford anunciou o fim das versões GT350 e GT350R do Mustang Shelby. O objetivo é "abrir caminho" para novas opções do modelo 2021, incluindo a edição limitada Mach 1.

A atual versão do GT350 foi apresentada no Salão de Los Angeles (EUA) em 2014. No ano seguinte, o Shelby GT350R foi mostrado ao público no Salão de Detroit (EUA). O esportivo tem motor 5.2 V8 aspirado que gera 526 cv de potência.

O GT350R tem o mesmo V8, é mais leve e tem melhorias na aerodinâmica. Nos EUA, o GT 350 custa US$ 60.440 (aproximadamente R$ 342 mil). O preço do GT350R é de US$ 73.435 (cerca de R$ 415 mil).

O Mustang Mach 1 deverá ter motor 5.0 V8 de 480 cv e câmbio manual ou automático, nesse caso de dez marchas.

O Mustang Shelby nasceu em 1965 de uma parceria entre a Ford e a Shelby American. A empresa foi criada pelo ex-piloto e preparador de carros Caroll Shelby, morto em 2012.

MUSTANG 1969

Um exemplar do Mustang Mach 1 de 1969 que passou cerca de 20 anos em um celeiro no Estado da Geórgia (EUA) foi colocado à venda por US$ 15 mil, equivalentes a R$ 83 mil. O valor chamou atenção porque um Mustang Mach 1 de 1971 foi vendido recentemente por US$ 75 mil, ou R$ 416 mil na conversão direta. O carro foi utilizado no novo filme da franquia Velozes e Furiosos, que deve estrear no ano que vem.

De acordo com o dono do carro que estava no celeiro, seu muscle car não foi submetido a restaurações. Ainda, segundo ele, o motor V8 Windsor 5.8 de 253 cv está em perfeitas condições, assim como o câmbio, o ar-condicionado e a direção com assistência hidráulica.

Alguns itens, como borrachas e amortecedores, que se desgastaram com o tempo, foram substituídos. A parte de baixo da carroceria também precisou de reparos.

Produzido entre 1968 e 1978, o Mach 1 foi uma das versões mais famosas e desejadas do Ford. O muscle car se destacava pelos elementos visuais, como os faróis duplos na enorme grade dianteira e a entrada de ar sobre o longo capô.

TRANSIT

A Ford Transit deverá voltar a ser oferecida no Brasil a partir do ano que vem. A van, que foi vendida no País entre 2008 e 2014, importada da Turquia, será produzida no Uruguai nas versões furgão e de passageiro. De acordo com o site argentino Autoblog, o modelo será montado pela Nordex.

O site se baseia em informações do jornal argentino "Ámbito Financiero". A expectativa da empresa é lançar a Transit em maio do ano que vem.

Ainda não há detalhes sobre as especificações dos modelos que serão produzidos no país vizinho. A Transit tem uma ampla gama de opções, tanto de tamanho quanto de motores. Procurada, a Ford do Brasil não se pronunciou sobre o assunto.

A Transit que foi vendida no País tinha motor 2.4 a diesel Duratorq, de 115 cv de potência e 31,5 mkgf de torque. O câmbio era manual de seis marchas, e o modelo estava especificado para 1.400 kg e 14 pessoas.

Atualmente há quatro versões da Transit na Europa: Connect, Courier, Custom e Van. A ampla gama e a variação de tamanho fazem com que ela consiga concorrer com diversos modelos. As versões de carroceria curta disputam mercado com Peugeot Expert e Citroën Jumpy, por exemplo.

A propósito, as duas linhas também são feitas na fábrica uruguaia. Maior, a Transit Van concorre na categoria da Mercedes Sprinter, entre outras.

O modelo atual tem motor 2.0 turbodiesel com opções de potência que vão de 105 a 185 cv. A capacidade de carga é de até duas toneladas. Entre os destaques da linha Transit vendida na Europa estão o câmbio automático de dez velocidades e o sistema híbrido leve.

Fonte: Estadão Conteúdo
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