Bem-vindo -
10/09/2021

Após ventania e estragos, cresce alerta para 180 árvores com risco de queda

Após as fortes rajadas de vento que atingiram Bauru na noite desta quarta-feira (8) e causaram estragos em, pelo menos, 20 pontos, aumentou a preocupação com árvores ou galhos ameaçados. Segundo levantamento conjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da Defesa Civil, são, pelo menos, 180 árvores por todo o município com risco de queda.

De acordo com Marcelo Ryal, coordenador da Defesa Civil de Bauru, o corte delas é exclusivo da Semma, porque necessita de mão de obra especializada. "Existe esse temor com a chegada da temporada de chuvas, porque é uma grande quantidade de árvores com cupim ou com tronco doente. Bauru precisa de uma estratégia para retirar essas árvores de grande porte, que são antigas", afirma.

A Semma, por sua vez, informou que o corte dessas árvores está dentro do cronograma da equipe de poda e que esse trabalho é feito diariamente. "Quando o risco de queda é iminente, o serviço é priorizado", complementou, em nota, a pasta.

ESTRAGOS

O alerta de árvores sob risco foi intensificado com a ventania desta quarta. As rajadas começaram por volta das 22h e duraram cerca de uma hora. Segundo a Defesa Civil, foram registradas, ao menos, 20 quedas de árvores ou de galhos pela cidade. Alguns bairros ficaram "no escuro" por conta dos fios que foram atingidos e outros tiveram várias oscilações de energia consecutivas.

Na rua Primeiro de Agosto, região da Vila Cardia, o vendaval derrubou a fachada de um supermercado, que ficou suspensa nos fios da rede elétrica. Ninguém ficou ferido. O trânsito ficou interditado até a remoção da estrutura.

Já no bairro Higienópolis, árvores caíram nas ruas Anhanguera, Conselheiro Antônio Prado e Benjamim Constant - nesta, a copa atravessou a rua, impedindo o trânsito.  Outro local que também teve queda de árvore foi na avenida Moussa Tobias. Pela manhã, funcionários da Prefeitura Municipal já tinham removido troncos e galhos.

Oficialmente, o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) registrou ventos de 48 quilômetros por hora. "Mas, na cidade, eles devem ter sido mais fortes. Pode acontecer de termos ventanias isoladas em diferentes regiões do município, como, às vezes, acontece com a chuva", explica Thiago Ferreira, meteorologista do IPMet. "Como temos uma área de instabilidade se instalando no Estado, algumas nuvens se desenvolvem mais e podem ocasionar essas rajadas de ventos e chuvas fortes", complementa.

NOVAS PANCADAS

Até sábado (11), o tempo fica instável e pode voltar a chover forte em Bauru, inclusive com novas rajadas de vento, segundo o IPMet. "Nós temos a chegada de uma frente fria que já atingiu Paraná e avança pelo Sul e Oeste de São Paulo. Essa massa de ar deve evoluir e podemos ter chuvas isoladas em várias regiões", conclui o meteorologista.

A sua assinatura é fundamental para a informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal da Cidade.


Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.