Bem-vindo -
12/09/2021

Comer bem e sem desperdiçar

O desperdício de alimentos é um problema que afeta o mundo inteiro. Todos os anos, cerca de 1.300 toneladas de comida, o que equivale a um terço de tudo o que é produzido para consumo humano, vai parar no lixo, segundo dados da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A quantidade de comida jogada fora é quatro vezes maior do que a necessária para acabar com a fome no planeta.

"O brasileiro está colocando em seu prato mais comida do que precisa. Mas existem algumas estratégias para mudar isso, como não se servir com fome, pois irracionalmente você coloca mais comida no prato. Isso também serve para quando vamos fazer compras: com fome, o consumidor leva para casa muito mais alimentos do que precisa. Acabamos comprando um pouquinho de tudo e sempre alguma coisa é desperdiçada", alerta a nutricionista Ronimara Santos.

Para evitar que o consumidor seja seduzido pelos produtos das prateleiras, a nutricionista Haline Dalsgaard, do projeto online "Saúde no prato" recomenda que seja feita uma listinha dos itens que faltam na despensa e dá outras dicas. "Ao comprar verduras, procure lavá-las e secá-las no dia da compra, antes de armazená-las em saquinhos ou potes, pois assim podem durar até dez dias. E, na hora de cozinhar, dê preferência aos alimentos que estão próximos do prazo da validade, para não ter que descartá-los."

Outra forma de não desperdiçar os alimentos é aproveitando todas as suas partes. Cascas, folhas e talos, também possuem nutrientes e podem ser usados em novas preparações. "As sobras de arroz podem virar um bolinho, lasanha de arroz, arroz de forno ou risoto. As cascas de melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar uma deliciosa geleia ou até mesmo um bolo", exemplifica a nutricionista Letícia Masulck.

Seja consciente

Por quanto tempo podemos guardar um suco da fruta?

Para que todas as suas propriedades nutricionais sejam mantidas a recomendação é beber o suco na hora.

Por quanto tempo uma caixa de leite pode ficar aberta?

Leites e derivados, depois de abertos, têm vida útil de 4 a 5 dias.

Onde devemos guardar as frutas?

Frutas como laranja, tangerina, banana, abacate, abacaxi, melão, maçã e mamão devem ser guardadas fora da geladeira. Quando maduras ou cortadas devem ir para a geladeira. Verduras devem ser higienizadas e guardadas na parte inferior da geladeira.

Quantas vezes podemos ferver o feijão?

Deixar o feijão já pronto e congelado é uma ótima solução. O mais recomendável é congelá-lo sem tempero e temperar na hora. Ele pode ficar congelado por aproximadamente 1 mês. O ideal, depois de congelado, é que ele seja fervido mais uma vez.

Por quanto tempo podemos deixar a comida em cima do fogão?

Os alimentos não podem permanecer na temperatura ambiente por mais do que 2 horas.

A cebola, depois de aberta, pode ser conservada na geladeira ou temos que utilizá-la toda?

A sobra de cebola pode ser guardada na geladeira, em recipiente tampado, mas deve ser usada em até 2 dias.

Quais alimentos são recomendados para se congelar e manter uma marmita equilibrada?

À exceção das saladas folhosas cruas, a maioria dos alimentos prontos pode ser congelada, como carne refogada e arroz. Alimentos com alto teor de água como alface, tomate cru, pepino, rabanete, ovos com casca e molhos à base de maionese e iogurtes não devem ser congelados.

Por quanto tempo podemos guardar um mingau feito na mamadeira?

Se o mingau for preparado com leite e algum tipo de farinha pré cozida (aveia, maisena, farinhas enriquecidas) pode ser conservada na geladeira por até 6 horas e aquecido em banho maria na hora em que for dado ao bebê. No caso de mamadeiras preparadas com fórmulas lácteas (Nan, Aptamil, etc) não é indicado o aquecimento em função da perda de algumas vitaminas e minerais.

Qual é o melhor lugar da geladeira para guardar a comida?

Os alimentos que estragam mais rápido devem ficar no congelador, onde a temperatura é mais fria. Leites, derivados e ovos devem ser colocados em local onde não haja muita variação de temperatura, nunca na porta. Para o restante vale o raciocínio: a parte de baixo é sempre mais fria, então, guarde ali aqueles alimentos que vão ficar mais tempo na geladeira, como as hortaliças. Na parte superior, mais quente, podem ser colocados aqueles que não vão ficar guardados por muito tempo, como a comida pronta ou sucos.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário
Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.