Bem-vindo -
12/09/2021

Organize seu tempo para se divertir mais

Minimizar ou excluir os momentos de diversão da vida faz mal à saúde e, além disso, reduz a produtividade no trabalho. O recado vem de um compilado de estudos publicado no periódico Journal of Experimental Social Psychology. Segundo cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, resultados de quatro pesquisas mostram que voluntários que menosprezavam essas atividades ou não se dedicavam a elas tendiam a exibir taxas maiores de estresse, ansiedade e sintomas depressivos.

"Há muitos estudos sugerindo que o lazer traz benefícios para a saúde mental e que pode nos tornar mais produtivos", disse Selin Malkoc,uma das autoras do trabalho, em comunicado.

Em uma das investigações, ela e seus colegas avaliaram o grau de felicidade, ansiedade e estresse de 199 estudantes universitários. Os voluntários também foram questionados sobre quanto concordavam com cinco afirmações que ligavam o lazer a um suposto desperdício de tempo.

Ao analisar os resultados, os pesquisadores constataram que os participantes que mais desvalorizavam essas atividades prazerosas também estavam menos alegres.

A neuropsicóloga Milena Fernandes Mata, especialista pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, reforça a importância de a sociedade refletir sobre a supervalorização do trabalho - e de os indivíduos reservarem tempo para atividades pessoais. "Se mantivermos altos níveis de estresse por muito tempo, podemos entrar no que chamamos de fase de exaustão ou esgotamento. Nesse contexto, o organismo deixa de suportar a demanda, o que acaba exigindo períodos prolongados de afastamento, além de contribuir para o surgimento de certas doenças psiquiátricas."

Nesse ritmo, especialmente após o início da pandemia de Covid-19, não é incomum deixarmos de separar algumas horas na rotina para atividades que nos dão prazer, como passar mais tempo a família, praticar esportes ou até aprender algo novo.

Organizar a rotina para aproveitar melhor as horas e ter mais tempo livre não é uma tarefa complicada, e nem demanda grandes mudanças. Um dos caminhos para isso passa pela organização e pelo uso de recursos tecnológicos. 

É importante parar

Luiz Dieckmann,psiquiatra e diretor do Instituto Brasileiro de Farmacologia Prática (BIPP) argumenta que "O lazer promove saúde e felicidade. Mas muita gente sente culpa por isso". Segundo ele, as pessoas devem aprender a valorizar mais o tempo livre.

Dieckmann afirma que incorporar com frequências práticas divertidas na rotina aumenta inclusive a capacidade de cumprir bem as obrigações diárias.

"Particularmente para os tipos workaholic (pessoas que dedicam muito tempo ao trabalho), dá para aliviar o sentimento de culpa de dedicar mais tempo ao lazer entendendo que essa é uma medida importante para alcançar um desempenho ótimo", diz Dieckmann.

Agenda como aliada

De papel ou digital, o ideal é ter uma agenda com todas as tarefas de um dia e que seja atualizada e revisada semanalmente. Marque todas as obrigações de trabalho e as pessoais. Trabalhos domésticos e cuidados com a casa não devem "invadir" o tempo destinado ao lazer.

Planeje o que deseja fazer no tempo livre

Do mesmo modo que você tem tempo para ir à academia ou a um curso, marque horários para andar de bicicleta ou caminhar num local com paisagens bonitas, para ir a uma exposição, para passear com os filhos, etc. Trate como compromisso.

Dê um tempo de TV e redes sociais

O excesso de estímulos e distrações provocados pela TV e pelas redes sociais são as principais causas de tédio. Perdemos horas olhando para a vida dos outros e acabamos esquecendo de cuidar da nossa. Use a tecnologia a seu favor, como acessar a internet para aprender algo novo ou planejar o próximo passeio.

Não seja vítima da rotina

Permita-se romper o cronograma para sair à noite durante a semana ou para caminhar na praia antes de ir para o trabalho. O ideal é prezar pelo equilíbrio.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.