Bem-vindo -
12/09/2021

Atividades físicas 'turbinam' a imunidade contra a Covid

Manter um estilo de vida fisicamente ativo pode ser uma estratégia para turbinar a resposta imune induzida por vacinas contra o novo coronavírus. Essa é a conclusão de um estudo feito com 1.095 voluntários por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e colaboradores. As informações são da Agência Fapesp.

O benefício proporcionado pela atividade física foi observado principalmente entre os participantes que se mantinham ativos ao menos 150 minutos por semana e não apresentavam comportamento sedentário, ou seja, não passavam mais de oito horas diárias sentados ou deitados.

Considerou-se como "tempo ativo" tanto aquele dedicado aos exercícios e outras atividades de lazer (caminhada, corrida, dança, natação, passear com o cachorro etc), como às atividades domésticas (limpar a casa, cuidar do jardim, lavar a roupa na mão), ao trabalho (carregar pesos, realizar consertos) e aos deslocamentos de rotina (andar a pé ou de bicicleta até o trabalho, o supermercado ou a escola, por exemplo).

Foram considerados "ativos" os voluntários que relataram ao menos 150 minutos de atividades semanais, somando os vários domínios analisados. "Uma pessoa que corre durante uma hora todos os dias e passa o resto do tempo sentada em frente a uma tela é considerada ativa e sedentária ao mesmo tempo", explica Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina (FM-USP) e primeiro autor do artigo: "Os dados formam uma "escadinha": no alto, com a melhor resposta vacinal, estão os ativos não sedentários. Na sequência, vêm os indivíduos ativos e sedentários. Por último, os inativos e também sedentários".

Estilo de vida

Estudos anteriores, divulgados este ano e em 2020, também mostraram que um estilo de vida mais ativo é capaz de proteger contra o agravamento da Covid-19 e, de modo geral, reduz as internações pela doença. Embora, no estudo feito pela USP, só tenham sido avaliados indivíduos imunizados com a vacina CoronaVac, o pesquisador Bruno Gualanoconsidera "plausível" que o mesmo efeito seja observado com todas as vacinas contra a Covid-19 e também contra outras doenças.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.