Bem-vindo -
31/01/2021

Atendimentos são retomados na FOB, mas muitos pacientes faltam à consulta

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP retomou de forma escalonada as suas aulas de graduação (leia mais na página) e também os atendimentos odontológicos e fonoaudiológico para a comunidade. Contudo, devido à pandemia, a instituição relata que muitos pacientes têm faltado nas consultas das clínicas.

A diretoria da FOB esclarece que o paciente pode ficar tranquilo para realizar seu tratamento, tendo em vista que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas. As clínicas estão atendendo com a metade de sua capacidade, justamente para que haja um distanciamento entre os pacientes e não exista o risco de contaminação.

Diretor da FOB e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), Carlos Ferreira dos Santos esclarece que o atendimento com 50% da capacidade está acontecendo tanto nas clínicas de odontologia quanto nas de fonoaudiologia.

ODONTO

Karin Hermana Neppelenbroek, professora do curso de odontologia e presidente da Comissão de Graduação da FOB/USP, afirma que o atendimento ao paciente obedece às mais rígidas normativas de biossegurança exigidas pelas autoridades sanitárias em relação à pandemia.

A odontologia oferece tratamento de extrações, canal, limpeza e cuidados com a gengiva, restaurações para adultos e crianças, além de próteses convencionais (dentadura, ponte móvel, ponte fixa, coroas do tipo "jaquetas e pivot") a adultos.

Os tratamentos são oferecidos pelo SUS, sem custo ao paciente, com exceção das próteses, que a pessoa paga apenas o serviço do técnico, diretamente para o protético, externo à FOB, com valores reduzidos e que podem ser parcelados.

O interessado deve procurar o serviço de triagem da FOB de segunda a sexta-feira, em horário comercial, nos telefones (14) 3235-8005 e (14) 3235-8238, ou pode ir pessoalmente (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária).

Quando o paciente vier para a consulta, deverá trazer seus documentos pessoais (RG e CPF), carteirinha do SUS e um comprovante de endereço.

A FOB também oferece o serviço de urgência, onde o paciente que estiver com dor dentária pode procurar atendimento sem horário marcado. Para isso deve comparecer pessoalmente no endereço da FOB, de segunda a sexta-feira, munido dos mesmos documentos, a partir de 7h30 ou 13h30, sendo o atendimento por ordem de chegada e limitado a um número pequeno de pacientes por dia.

FONO

Lídia Cristina da Silva Teles, professora e coordenadora do curso de fonoaudiologia da FOB-USP, informa que, no momento, as áreas clínicas de fono estão oferecendo atendimento à comunidade com as listas de chamadas completas e com pessoas que já estão cadastradas.

No entanto, a Clínica de Voz abriu, agora, uma chamada para triagem dos pacientes com queixa de voz, como rouquidão, dor ou cansaço ao falar. Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com o funcionário Sidnei, preferencialmente no e-mail: [email protected] ou no telefone: (14) 3235-8422, no período da manhã (das 8h às 12h) para obter informações do funcionamento da clínica escola.

A professora informa que todos os cuidados e as medidas de biossegurança foram tomados com o máximo rigor, para manter a segurança nos atendimentos.

RETORNO DAS AULAS

Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB/USP, informa que, a partir de uma circular da Pró-Reitoria de Graduação da USP, decidiu pelo retorno presencial dos três cursos de graduação da FOB: odontologia, fonoaudiologia e medicina, para reposição de atividades práticas, laboratoriais e principalmente as clínicas.

"O retorno aconteceu de forma gradual e escalonada a partir de 4 de janeiro. Na primeira semana, os alunos dos cursos de odontologia, fonoaudiologia e medicina foram testados para Covid-19 por RT-PCR em tempo real no Laboratório de Farmacologia da FOB. Com a garantia de que estavam negativos, os alunos passaram por treinamento para uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), foram orientados sobre regras de distanciamento e todos os outros cuidados como higienização das mãos etc", esclarece Santos.

Da mesma forma, os professores e servidores técnico-administrativos foram testados para Covid-19 e também passaram por treinamento para uso de EPIs e orientados sobre regras.

O diretor da FOB adianta que já estão programadas retestagens dos alunos, professores e servidores para garantir ainda mais a segurança dos pacientes e da comunidade universitária do campus USP de Bauru.

 



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.