Bem-vindo -
31/01/2021

Janeiro é o mês com mais casos de Covid-19 desde o início da pandemia

O mês de janeiro, que termina neste domingo, bateu o recorde de novos casos de Covid-19 em Bauru desde o início da pandemia. Do dia 1 até este sábado (30), 4.642 moradores da cidade tinham recebido diagnóstico positivo da doença, sendo que, destes, 55 morreram.

Até o ano passado, outubro era o mês que acumulava o maior número de novos casos da doença - foram 4.327 infectados confirmados. Já o recorde mensal de óbitos foi registrado em agosto, quando 67 bauruenses perderam a vida para o novo coronavírus. E o mês de janeiro de 2021 já é o terceiro com mais vítimas fatais da Covid-19. No Estado de São Paulo, o volume de infecções notificadas neste mês também é recorde.

O que reforça a preocupação das autoridades neste momento é que, diferentemente do que ocorreu no primeiro pico da pandemia, o avanço dos casos, agora, acontece com maior velocidade. Em apenas quatro semanas, entre o final de dezembro e fim de janeiro, a média de infectados diários quadruplicou em Bauru - aumentando de 48,7 casos por dia na semana de 21 a 27 de dezembro para 191 casos na semana de 18 a 24 de janeiro.

Já em 2020, a mesma progressão demorou 14 semanas para se consolidar, do momento em que a curva epidemiológica começou a ascender, com média de 56,6 casos diários na semana entre 15 e 21 de junho, até o pico de 168 casos por dia, registrado na semana entre 21 e 27 de setembro.

"O momento é, de fato, preocupante", afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Orlando Costa Dias, destacando que uma das principais estratégias da administração municipal para tentar frear a aceleração dos níveis de contaminação será a fiscalização, com ajuda da Polícia Militar, em relação a aglomerações em espaços públicos e festas clandestinas (onde há cobrança de ingresso ou comércio de bebidas alcoólicas). "Também reforçamos as equipes nas ruas para orientar os estabelecimentos", acrescenta.

TRIPÉ

Em consonância com outras autoridades de saúde, o secretário atribui a nova elevação da transmissão do novo coronavírus ao aumento da taxa de contato entre as pessoas, que aumentou muito em dezembro, especialmente durante as festas de fim de ano. Ele acredita, contudo, que a partir do tripé formado por fiscalização, vacinação e conscientização da população, os casos começarão a diminuir gradativamente.

"Os comerciantes, de uma forma geral, estão bastante conscientes sobre as medidas sanitárias e sobre a necessidade de orientar os clientes. E os moradores da cidade começaram a perder conhecidos, então, estão tendo maior entendimento de que a situação é grave. Isso, somado ao início da vacinação, deve levar à diminuição significativa do número de casos dentro de dois ou três meses", detalha Dias, salientando que a expectativa do município é conseguir imunizar metade do público-alvo até o mês de maio.

Semana teve 'queda de braço' entre Estado e município

Bauru teve uma semana tensa em relação à condução das regras relacionadas ao enfrentamento da pandemia, que resultou em acusações mútuas entre governo do Estado e prefeitura sobre negligência com a saúde dos moradores da cidade. O desentendimento começou com a reclassificação da região de Bauru, que regrediu à fase vermelha do Plano São Paulo no último dia 22.

O enquadramento exigia que o funcionamento apenas de serviços essenciais fosse autorizado, mas a prefeita Suéllen Rosim publicou decreto permitindo a abertura da maioria dos segmentos, com restrições. Na sequência, o promotor de Justiça da Saúde Pública de Bauru, Enilson Komono, manifestou apoio à decisão da chefe do Executivo, direcionando críticas ao governo do Estado por não ampliar o número de leitos na cidade para atendimento tanto de pacientes com Covid-19, quanto de outras enfermidades.

Foi o suficiente para que representantes do governo estadual reagissem. Em coletiva de imprensa realizada no dia 27 no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e o coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, criticaram duramente a postura adotada pela Prefeitura de Bauru e pelo promotor.

Lembraram que a região registra a maior taxa de ocupação de leitos de UTI Covid em todo o território paulista e que, mesmo que sejam assistidas nos hospitais, as pessoas continuarão morrendo se o índice de transmissão da doença não for reduzido a partir de medidas que assegurem maior nível de isolamento social. Sem estratégias mais rigorosas para contenção da pandemia, conforme análise do Centro de Contingência da Covid-19, havia risco de colapso no sistema hospitalar paulista no intervalo de apenas duas semanas.

A 'queda de braço' provocada pelo descumprimento do Plano São Paulo em Bauru se transformou em demanda judicial e, na última sexta-feira, a Prefeitura foi obrigada a cumprir as regras estaduais e proibir o funcionamento dos serviços não essenciais.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.