Bem-vindo -
30/01/2021

Ruas de Bauru se 'livram' de 296 veículos abandonados em um ano

Largados há meses, batidos, com pneus furados ou até mesmo sem rodas e sem motor. Em 2020, 296 veículos foram retirados - seja de forma espontânea após avisos ou guinchados por cumprimento de lei municipal - das ruas de Bauru, de um total de 312 notificados pela Emdurb. Os 16 restantes estão com processos em andamento. Os números de 2020 foram quase a metade dos automóveis abandonados em 2019: 597. A empresa municipal, agora, passou a usar um adesivo para indicar o veículo em estado de abandono, o que deve aprimorar as ações.

O motivo do descaso dos proprietários é variado, mas reflete, geralmente, a questão da situação financeira. A maioria dos veículos abandonados é formada por carros. Muitos deles são batidos, necessitam de consertos ou acumulam multas e licenciamentos atrasados.

Um desses automóveis foi flagrado pelo JC na quadra 3 da rua Panamá, no Jardim Terra Branca. Moradores informaram que o Gol está no mesmo lugar há meses, com aparência de abandono e pneus murchos. Segundo um vizinho, o carro ainda está sem motor.

RISCOS

A Emdurb ainda alerta que os veículos abandonados podem ser criadouros de larvas de mosquito da dengue e de outros insetos, além de esconderijos de drogas, mesmo que o proprietário desconheça a prática. Ou seja, para a empresa municipal, podem causar danos ao meio ambiente e oferecer riscos à segurança. 

E os automóveis em estado de abandono podem "habitar" qualquer área da cidade, o que dificulta a localização imediata. Ainda de acordo com a Emdurb, não existe um bairro que concentre mais, no entanto, o Centro é tido como o que possui o menor índice desse problema atualmente. 

Gustavo Cardoso, gerente de Infrações de Trânsito da Emdurb, explica que a empresa conta com o auxílio de denúncias da população para poder fiscalizar e notificar possíveis veículos largados, diante da frota de Bauru, que gira em torno de 300 mil automóveis.

Com relação a queda do número de carros abandonados entre 2020 e 2019, o gerente atribui isso a quatro fatores: a mídia local fomentar o assunto, a intensificação da fiscalização, as denúncias e, mais recentemente, a inserção do adesivo.

ADESIVOS

A partir de meados de outubro do ano passado, a Emdurb adotou o adesivo de notificação e alerta de possível cumprimento da Lei 6.404 de 2013, que prevê retirada por guincho e destinação ao Pátio Bauru, além de multa. 

"Ao término de 2021, teremos um parâmetro para saber o impacto de eficácia dos adesivos. A expectativa é boa. De outubro pra cá, de 20 veículos adesivados, 14 foram rapidamente retirados. Porque o dono viu o adesivo e retirou imediatamente ou um vizinho viu e alertou o proprietário", comenta Gustavo Cardoso. A ideia do adesivo veio da prática em Campinas, Rio Preto e Botucatu.

SERVIÇO

Moradores podem denunciar veículos abandonados pelos telefones 3233-9000 e 3233-9094.

Legislação de 2013

Em vigor desde 30 de outubro de 2013, a "Lei dos Veículos Abandonados" conta com o guincho como última instância. A Emdurb preza pela atividade educativa, facilitando que o dono retire voluntariamente, desde que o automóvel seja levado para um local que não seja via pública.

A partir da notificação, há o prazo de 72 horas para a retirada. Se, mesmo assim, o veículo não for removido, ele é guinchado ao pátio e é aplicada uma multa equivalente a 50 Ufesps, que, atualizada para 2021, é de R$ 1.454,50.

Último recurso da lei, o guincho já retirou 208 automóveis das ruas desde 2013.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Mais Informa
© Copyright 2019 Mais informa. Informação mais precisa. Todos os direitos reservados.